segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Transtornos Alimentares ...




O que são transtornos alimentares?


Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre raparigas adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.

Algumas formas comuns de transtorno alimentar:

 a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia;
a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo;
o Transtorno de Compulsão Alimentar e excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso ;
a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.

Olá ... hoje resolvi falar de um assunto muito importante : os trantornos alimentares .
Quem assiste a Novela Viver a Vida vem acompanhando a personagem de Renata : ela vive uma jovem com anorexia e q tem o hábito de ingerir bebida alcoólica para substituir a alimentação. Uma combinação fatal !!! Ontem assisti um documentário no Multishow .... uma jovem de 218 kg ( acreditem !!! ) q ia ser submetida a cirurgia bariátrica, a garota desenvolveu compulsão alimentar quando ainda era pequena.
Nós q estamos em RA temos q sempre manter o discernimento entre o q é normal e o q é exagero ! Percebo q existe um linha muito tênue entre estar de dieta e se toner anoréxica ou bulímica !!! É claro q ser gordinha, hoje dia não é nada fácil . Mas ser doente ... não está com nada !!! Devemos nos lembrar q escolhemos ser saudáveis ... o q é diferente !!! Comer melhor !!! Fazer escolhas certas !!! Ao menor sinal de q ultrapassamos essa linha ( quando a dieta passa s ser a única razão da nossa vida ! ) devemos procurar ajuda !
O corpo ideal não existe ... existe o seu corpo e principalmente a sua vida !!!
Eu sempro fico ligada nisso ... para não virar paranóia ... e ser a chata q conta calorias ... ou pior a q fica lamentando pq comeu !!! Quer coisa mais feia ! Eu preciso emagrecer, pq preciso ser mais saudável, mas o mundo continua comendo .... apesar da minha RA !!!
Pensem nisso ... com carinho !!!
Adoro vcs !!!








3 comentários on "Transtornos Alimentares ..."

Unknown on 26 de outubro de 2009 às 13:08 disse...

nunca fiqeui perto de ter algum transtorno alimentar, só conpulsão mesmo, comprava uma barra de chocolate e comia sozinha! aff... mas agora são outros tempo! menina, amei seu blog, vou te seguir viu? vai lá em casa me visitar! bjus!!

Aninha-imc22 on 26 de outubro de 2009 às 14:46 disse...

ESTE É UM ASSUNTO MUITO DELICADO P/ MIM AINDA HJ...FUI BULIMICA C/ USO DE LAXANTES E FAZIA USO DE ANFETAMINAS PQ ME ACHAVA GORDA PESANDO 50 KG. HJ PRECISO SER MAIS RESTRITIVA NA ALIMENTAÇÃO E TENHO MEDO POR ISSO FICO ENTRE 1200-1500KCAL...SEI Q PRECISO SER MAIS CUIDADOSA QUE OS DEMAIS ... QDO VEJO A NOVELA ME SINTO ANGUSTIADA...EU NÃO IMAGINA QUE ERA DOENÇA...

on 26 de outubro de 2009 às 15:05 disse...

ASSUNTINHO MUITOOO COMPLUICADO ESSE, MAS SEMPRE PRESENTE!
É INCRIVEL O NUMERO DE MENINAS QUE SOFREM COM ALGUM TIPO DE DOENÇA ALIMENTAR.
GRAÇAS A DEUS ESTOU LONGE DISSO.
SOU GORDINHA SIM, MAS SÓ DEPDNDE DE MIM MUDAR ESSE QUADRO.
SEM NEURAS, SEM FANTASMAS.
EXCELENTE SEGUNDA-FEIRA E SUCESSO.
BJUSSSSS

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA ! NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR ! BJINHOS